Criatividade e Gestão Financeira
A gestão financeira é muito mais do que a realização do controle mensal do seu negócio. Vai além, é também o desenvolvimento de projeções, metas e análises.
Quando juntamos todos os dados obtidos ao longo do tempo e fazemos análises, é possível planejar o futuro da empresa e alcançar a tão desejada lucratividade.
Checklist, uma forma de controle
Em todo estabelecimento há normas e regras a serem seguidas, em relação a organização do espaço, forma de produção, apresentação do produto, entre outros. Alguns negócios padronizaram e treinaram seus funcionários, mas não fazem uma verificação rotineira para saber se está dentro do desejado ou não. A falta de análise pode levar há um não enquadramento e prejudicar o negócio.
Como desenvolver um plano de coleta seletiva?
INTRODUÇÃO
A coleta seletiva é um sistema de recolhimento de resíduos que já foram previamente separados no estabelecimento, de acordo com a sua constituição ou composição. Cada tipo de resíduo tem um tipo de destinação diferente e uma forma de ser tratado antes de ser levado para os responsáveis. Para que este sistema seja implantado, é necessário realizar algumas ações dentro do negócio.
Novos Sensos para a Gestão do Negócio
O CENÁRIO ANTERIOR
Quando cheguei à empresa para realizar o primeiro diagnóstico, foi identificado que não havia o aproveitamento correto dos espaços nem qualquer tipo de organização. Os documentos, por exemplo, estavam sem identificação e ficavam espalhados pelo ambiente, situação preocupante de desperdício de papel e presença de materiais em desuso.
Resultados Diretos em Sustentabilidade e Economia
O CENÁRIO ANTERIOR
Com a crise vivenciada no país e a queda do setor de construção, a empresa apresentava dificuldades na área comercial, com poucas ações de venda, na infiltração em condomínios para divulgação dos serviços (estratégia adotada na época) e no fechamento de contratos.
Por que fazer o planejamento financeiro?
O financeiro de uma empresa é um assunto delicado e deve-se ter muita atenção nela, principalmente em relação a projeções. A pergunta é: Você alguma vez fez uma projeção financeira do seu negócio? Não?!
A importância da segurança de alimentos
Atualmente tem-se falado muito sobre a segurança dos alimentos, só que ainda há muitas dúvidas sobre o assunto. Este texto tem o intuito de transmitir informações básicas para que você, que deseja abrir um negócio no setor de alimentação ou que já possui um possa entender a importância de ter um controle efetivo.
Ideias que se transformam em negócios
Startups são negócios que transformaram ideias em produtos ou serviços e que possuem características básicas como inovação, escalabilidade, repetibilidade, flexibilidade e rapidez de crescimento.
Gestão de Materiais
Seu negócio possui o processo de produção bagunçado e gerando inúmeros transtornos? Está tendo dificuldade com fornecedores? As matérias-primas não estão chegando da forma que deseja? Está com dificuldade de definir a quantidade de suprimentos
Qual a importância das micro e pequenas empresas?
No Brasil há cerca de 9 milhões de Micro e Pequenas Empresas, representando cerca de mais da metade dos empregos formais e atingindo 27% de participação no Produto Interno Bruto (PIB) nacional e 53,4% do PIB do setor. Os dados demonstram a importância de incentivar e qualificar os empreendimentos de menor porte. Isoladamente estas empresas representam pouco, mas juntas são decisivas na economia e não se pode pensar no desenvolvimento do Brasil sem elas (Sebrae, 2011).
Quais são os principais desafios encontrados pelos empreendedores?
Muitos são os desafios enfrentados pelos empreendedores. Quando ele acha que resolveu um, logo aparece outro. Segundo a Endeavor, em julho de 2016, que realizou uma pesquisa sobre os desafios dos empreendedores brasileiros, os mais enfrentados e dolorosos são: gestão de pessoas, gestão financeira, burocracia (jurídico e regulação), inovação, marketing e vendas.
O que é um negócio sustentável?
Negócios sustentáveis são negócios que promovem oportunidades futuras, produzindo riquezas e agindo de maneira correta e eficaz. É muito mais do que pensar apenas no ambiente, ele integra também questões econômicas, sociais e culturais. Assim, um negócio é sustentável quando ele é ecologicamente correto, economicamente viável, socialmente justo e culturalmente diverso.
Todo estabelecimento que enfrenta dificuldades para lidar com situações internas e externas que ofereçam risco, ou situações que mostrem ser atrativas à empresa e necessitando de mudanças, precisa de uma mentoria, check-up ou capacitação. Diante disto, o empresário deve aceitar esta necessidade e reconhecer os benefícios que podem ser colhidos através da intervenção.
Porém, para que seja efetiva a intervenção, é necessário que o empresário e/ou equipe estejam preparados, com tempo disponível para reuniões, e cedendo informações necessárias para que a solução seja encontrada.